quinta-feira, 23 de julho de 2009

Marvin Gaye


A carreira de Marvin Gaye - um dos artistas mais talentosos e visionários contribuiu e muito para a evolução da chamada black music. O trabalho do cantor redefiniu o soul como uma forma de expressão criativa e, diga-se de passagem, nem um pouco conformista (o impacto da música era amplamente utilizado como um agente transformador da nossa triste realidade social). Talvez o maior mérito de Gaye tenha sido mesmo a notória guinada que ele deu em sua própria trajetória: cansado dos temas amenos abordados em suas primeiras canções, o cantor ousou contestar questões políticas e pessoais através da música. Querendo ou não, o seu ato de liberdade artística acabou inspirando muitos outros a seguirem o mesmo caminho.
Marvin Pentz Gay Jr. - que, assim com Sam Cooke, acrescentou a letra "e" ao seu sobrenome depois de adulto - nasceu em 02 de abril de 1939, em Washington (capital dos EUA). O segundo dos três filhos do senhor Marvin Gay - um pastor ordenado pela conservadora seita cristã "Casa de Deus", que agrega elementos do Judaísmo ortodóxo e impunha rigorosas normas de conduta começou a cantar na igreja com apenas 3 anos de idade. Não demorou muito tempo para o garoto tornar-se solista do coral. Também se dedicando ao piano e a bateria, a música se transformou numa verdadeira válvula de escape de sua apavorante vida familiar. Durante toda a infância, Gaye apanhava do pai quase que diariamente.
Marvin Gaye também é A Lenda viva da Musica internacional. uma Estrela entre outras que habita o nosso universo Musical.... Marvin Forever!

2 comentários:

  1. I love You, Marvin Gaye. Aguardo ansiosamente a conclusão do filme sobre a sua vida....

    ResponderExcluir
  2. pos é tbm curto pra caramba o Marvin. *_*

    ResponderExcluir