quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bernardo Bertolucci




Os Sonhadores (The Dreamers, EUA, 2004)

Numa idade em que a maior parte dos cineastas deixa a inquietação de lado e se acomoda em trabalhos burocráticos, Bernardo Bertolucci parece ir na direção contrária e filma cada vez com mais paixão adolescente. De conformista o cineasta parece não ter nada, como nos diz BELEZA ROUBADA, ASSÉDIO e agora o maravilhoso OS SONHADORES.

Aqui temos Bertolucci mais uma vez imerso nas agruras da juventude. Se bem que não pode ser chamado exatamente de agrura passar dias em uma mansão parisiense decandente, bebendo vinho, fazendo sexo e discutindo cinema.

É preciso ser um cineasta – e um homem – vivido para enxergar com tanta clareza as falhas de seus personagens sem escarnecer ou desdenhar deles. Bertolucci, foi desde sempre um grande apreciador da beleza .

Triologia dasCores

Krzystof Kieslowski



Kieslowski fez ao total 23 filmes, dentre os quais se destacam Amator (1979) - que conta a história de um cineasta abandonado pela mulher - e o Decálogo (1988 - feito para tv), dividido em dez partes contando cada uma, um mandamento bíblico. O destaque é o sexto mandamento, Não Amarás, que conta a história de um jovem ("Entre o amor platônico e a violência do desejo", conforme anuncia o cartaz...) que corta os pulsos ao ser rejeitado por uma mulher mais velha.

Mas sua obra-prima ainda estava por vir. Morando em Paris e desiludido com a política, Krzystof resolveu filmar as dores do mundo. A Trilogia das Cores, inspirada nas cores da bandeira francesa e seus significados poéticos do cinema nessa década.

estao. A Liberdade é Azul, (1993)

A Igualdade é Branca, (1993)

A Fraternidade é Vermelha, (1994)

Consagrado internacionalmente após a trilogia, em 1995, Kieslowski abandonou as câmeras por que disse que estava achando tudo muito chato e preferia viver ao invés de fazer cinema. E não fez mesmo. Não teve mais tempo. Morreu de enfarto, aos 55 anos, em março de 1996.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Relembrado Cacilda Becker







Cacilda Becker Iaconis Nasceu em Pirassununga, 6 de abril de 1921 — São Paulo foi uma atriz brasileira, um dos maiores mitos dos palcos nacionais.
Em 6 de maio de 1969, durante uma apresentação, sofreu um derrame cerebral em conseqüência do rompimento de um aneurisma. Morreu aos 48 anos, depois de 38 dias em coma no Hospital São Luís, em São Paulo. No último dia 14 de junho completaram-se trinta anos, da ausência prematura de Cacilda Becker.
"A morte emendou a gramática / Morreram Cacilda Becker / Não eram uma só. Eram tantas..." Assim se manifestou o poeta Carlos Drummond de Andrade, por ocasião do falecimento dessa atriz, considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e defensora da categoria na fase do regime militar de 1964.
Cacilda Faz parte da Memória viva do Teatro Brasileiro.

Seriados dos Anos 80.




Voyagers narrava as peripécias do personagem Phineas Bogg, membro de uma misteriosa sociedade de viajantes do tempo que se encarregavam de manter a história nos trilhos quando alguma anomalia pudesse ameaçá-la. Sempre que alertados de uma possível irregularidade no tempo e na história, seus membros eram obrigados a realizar suas viagens no tempo através de um pequeno aparato chamado de Omni, responsável por configurar as datas e locações de seu destino no tempo. As aventuras da série se centralizavam no azarado personagem Phineas Bogg, que depois de ter alguns problemas técnicos com o seu Omni veio a parar algumas décadas à frente levando acidentalmente para suas aventuras o personagem do presente Jeffrey Jones, garoto de 12 anos que (coincidentemente) era fera em história americana, o que veio bem a calhar, já que Bogg perdera seu livro de história que usava para consulta. A série era um sucesso de crítica e muito elogiada por instituições de ensino já que unia o útil ao agradável em suas viagens através dos grandes marcos da história. A série foi ao ar no dia 3 de outubro de 1982 nos EUA, sendo exibido pelo SBT aqui no Brasil. Um triste detalhe é que o ator que interpretava o divertido personagem Phineas Bogg, Jon Erik-Hexum infelizmente veio a falecer nas filmagens da série policial Cover Up (“Retrato Falado” para os brasileiros), no qual foi baleado acidentalmente por um tiro auto infligido por uma suposta arma pertencente á cenografia.

Relembrado Mitos.


JAMES BYRON DEAN, nascido em Indiana, Estados Unidos, em 08 de fevereiro de 1931. Aos nove anos perdeu sua mãe, e foi pelo pai enviado para residir com um tio.Começou então seus estudos, iniciou falculdade de Direito, mas largou pelo cinema e teatro .Estatura mediana, olhos azuis, cabelos louros, sempre com ar de carência, tímido, largou a faculdade e foi para Nova York em busca de seu sonho. Era amante de corridas, motocicletas, carros, e participava de corridas de ambos.Estudou na mais famosa escola de artes dramáticas a ACTO´S STUDIO de Lee Strasberg, onde também estudaram Montgomery Clift, Marlon Brando, Paul Newman entre outros..Fez no teatro a peça THE IMMORALIST de Andre Gide entre tantas outras, sendo esta a mais famosa.Junto com Marlon Brando lançaram a moda do blusão de couro, e motocicletas.Foi apaixonado por Pier Angeli, que casou com Vic Damone, e acabou morrendo sozinha num quarto, encontrada dias após sua morte, não tendo podido casar-se com James Dean por ele não ser católico.Foi grande amigo de Elizabeth Taylor por toda a sua vida, que durou apenas 24 anos.Fez no cinema como protagonista os filmes.: Vidas Amargas, (East of Eden), Juventude Transviada (Rebel without a cause) e Assim Caminha a Humanidade (Giant).Faleceu aos 24 anos num acidente de automóvel quando iria participar de uma corrida em Indianápolis, em seu Porsche Spyder prateado às 17 horas e 59 minutos, do dia 30 de setembro de 1955.
"sonhe como se vivesse para sempre e viva como se fosse morrer Hoje." (James Dean)