quinta-feira, 2 de julho de 2009

Filme Não Matarás


Neste belo e perturbador filme, o diretor Kielowski analisa a Polônia moderna com seus princípios socialistas. Utilizando uma quantidade mínima de diálogos, o cineasta se concentra no poder da imagem e das cores.Quando um jovem polonês desempregado, obcecado pela violência, mata friamente um motorista de taxi, um advogado recém-formado é designado para defendê-lo. Kieslowski demonstra através dos três protagonistas a anatomia de um crime e os meados da justiça de um Estado totalitário.

A trama traz o encontro de três personagens, um taxista rabugento e arrogante lava seu carro enquanto despreza clientes, um recém-formado consegue aprovação para iniciar-se na carreira de advogado. As motivações para um crime bárbaro são óbvias (e Kieslowski teima em justificá-las quando nem seria necessário, mas o tema político não lhe escapa às mãos e por isso uma namorada, a relação com a família, tudo amenizando atos e humanizar assassinos), e após o julgamento e condenação é que a pena de morte assume-se como grande tema em questão. Por isso, indiferente sabermos qual será o destino de cada um desses personagens, o que deseja aqui o cineasta é discutir a legitimidade de destituir-se de um ser humano o direito de sua cidadania. E saber enriquecer um filme com cores, posicionamentos de câmera, e pequenos detalhes (que fogem à trama central) são artimanhas que transformam um filme qualquer numa obra diferenciada. E o advogado vem na função de dar voz ao diretor, povoado de sua ética aguerrida, assiste e participa de um sistema de justiça que questiona e com suas migalhas de poder expõe sua visão contrária e reformista.


Polônia, 1988, 86 min)Direção: Krzysztof KieslowskiRoteiro: Krzysztof Kieslowski, Krzysztof PiesiewiczElenco: Grazyna Szapolowska, Olaf (corresponde a Olavo em português)Lubaszenko, Stefania Iwinska, Piotr Machalica)
assista ao trailer de Não Amarás:

Um comentário:

  1. é um Filme de Kielowski que ainda não assistir
    ja assistir a triologia,mas esse não obg pela dica vou assistir esse adoro o diretor Kielowski obg novamente ate +!!

    ResponderExcluir